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Principais projetos conduzidos

A descrição dos projetos a seguir objetiva evidenciar, em breves termos, os desafios enfrentados e os resultados obtidos em alguns de nossos projetos de consultoria organizacional. Não se trata de relação exaustiva de projetos quanto menos de um profundo detalhamento do trabalho executado. Os números relatados referem-se à época em que os projetos foram conduzidos e podem variar com o tempo.
Empresas do setor de construção naval e de apoio marítimo à indústria petroleira

Grupo de empresas precisava definir sua MISSÃO, VISÃO e VALORES, realinhar seus processos e restruturar sua organização de modo a impulsionar seu crescimento - 4 projetos no total.

Objetivos e escopo do projeto

  • Agregar conceitos modernos de gestão para melhoria de sua organização.
  • Definir papeis e responsabilidades, restruturar organogramas e sugerir processos de controle com indicadores de desempenho.
  • Propor e implementar o conceito de unidade de negócios.

Resultados atingidos

  • Empresas tiveram seus VALORES discutidos, implantados e divulgados à toda organização.
  • Organogramas foram definidos, papeis e responsabilidades descritos, com mudanças representativas.
  • Inúmeros processos foram descritos dentro da estrutura procedimental da própria empresa.
  • Introdução da figura do Gerente de Projetos na construção naval.
  • Definição e reforço da figura do Gerente de Contratos na navegação offshore.
  • Introdução do conceito de gestão por competências.
  • Apoio ao aprimoramento do ERP em inúmeras instâncias.
Líder mundial e nacional no mercado de pneus

Subsidiária brasileira propôs o remodelamento de sua Força de Vendas em todo o Brasil, dada a alta competitividade do mercado.

Objetivos e escopo do projeto

  • Mapeamento e proposição de aprimoramento dos principais macro-processos relacionados a Vendas.
  • Avaliação de sua organização em todo o território nacional.
  • Proposição, como função dos drivers do negócio, de padrões de dimensionamento e de otimizações decorrentes da análise de macro-processos.

Resultados atingidos

  • Reestruturação completa do segmento de vendas em todo o país.
  • Implementação gradual e planejada das mudanças com alto índice de job rotation para arejamento e renovação da estrutura.
  • Aumento de produtividade pelo remodelamento de processos.
Grande empresa nacional com atuação em todo o território nacional, com mais de 40 mil funcionários - a segunda maior do mundo em seu setor

Empresa necessitava reestruturar suas operações de RH em 27 localidades diferentes e propor um modelamento organizacional otimizado, com processos diferenciados.

Objetivos e escopo do projeto

  • Mapeamento abrangente dos processos de RH da empresa em regiões variadas da empresa, compatibilizando diferenças culturais entre as mesmas.
  • Condução de pesquisa de mercado com benchmarkings interno e externo para proposição de padrões de produtividade.
  • Proposição de novo modelo organizacional de abrangência nacional decorrente da análise de seus processos e de sua estrutura.

Resultados atingidos

  • Proposição de modelo organizacional otimizado para escalabilidade da operação.
  • Otimização de headcount e ganhos de sinergia entre regiões
  • Plano de implementação para otimização estrutural.
Grande concessionária de serviços públicos, com mais de 18 mil funcionários - a maior em seu setor na América Latina e terceira maior do mundo

Empresa precisava dimensionar seu quadro, identificando faltas e excessos de modo a orientar sua direção sobre possíveis alternativas de crescimento.

Objetivos e escopo do projeto

  • Conhecimento da complexa operação da empresa através de seus principais processos e macro-processos.
  • Levantamento de benchmarkings interno e externo para proposição de padrões de produtividade.
  • Proposição de padrões de dimensionamento e de otimizações decorrentes da análise.

Resultados atingidos

  • Quadro de pessoal definido e otimizado.
  • Oportunidades para aumento da efetividade dos recursos humanos e processos da empresa mapeados e priorizados.
Grande empresa nacional, líder mundial no setor em que atua

Empresa necessitava dimensionar seu quadro na área de sustentabilidade, discutir sua missão, sua estratégia, reestruturar-se e otimizar seus processos correlatos.

Objetivos e escopo do projeto

  • Mapeamento abrangente da operação de sustentabilidade da empresa através da identificação e quantificação de seus principais macro-processos.
  • Condução de pesquisa de mercado com benchmarkings interno e externo para proposição de padrões de produtividade.
  • Proposição, como função dos drivers do negócio, de padrões de dimensionamento e de otimizações decorrentes da análise de macro-processos.

Resultados atingidos

  • Valores e direcionamento estratégico definidos e aprovados pela empresa.
  • Quadro de pessoal definido com assessments individuais dos principais cargos.
  • Plano de implementação de propostas de otimização estrutural. Apoio à condução das principais mudanças organizacionais.
Maior rede varejista do país, com mais de 40 mil funcionários

A organização buscou remodelar sua área comercial para aumento de produtividade e eficácia perante os desafios crescentes do mercado.

Objetivos e escopo do projeto

  • Revisão de estruturas organizacionais comerciais das várias empresas do grupo.
  • Avaliação de processos de negócios e responsabilidades.
  • Redesenho de modelos organizacionais.
  • Discussão e equacionamento de modelos regionais e centralizados.
  • Definição de novos papéis e responsabilidades para toda a Diretoria Comercial.

Resultados atingidos

  • Proposição de modelo alinhado às novas demandas do negócio.
  • Nova estrutura apresentada e aprovada pelo conselho de administração.
Grande fundo de pensão nacional ligado à área de Telecomunicações

Empresa aparentemente se encontrava subdimensionada em pessoal e necessitava de um parecer quantitativo sobre seu quadro.

Objetivos e escopo do projeto

  • Analisar a organização atual, seus processos, papéis e responsabilidades, eventuais conflitos de escopo/função, volumes de trabalho, etc.
  • Conduzir um benchmarking de mercado.
  • Emitir parecer sobre a real demanda de pessoal.

Resultados atingidos

  • Foi identificada uma tendência clara de aumento de pessoal – a mesma foi quantificada e apresentada ao Conselho Administrativo para tomada de providências.
Grande grupo nacional atuante na área de papel e celulose

A Holding do grupo necessitava definir regras e limites de atuação e responsabilidades perante as demais empresas do grupo.

Objetivos e escopo do projeto

  • Discussão e reavaliação dos papéis da Holding.
  • Mapeamento das funções e dos principais processos dos stakeholders.
  • Condução de benchmarking com grandes holdings do mercado nacional.
  • Definição das missões das áreas participantes.

Resultados atingidos

  • Proposição de novo modelo de governança que possibilte aumento de objetividade e mensuração das metas da Holding e do grupo.
  • Orientação estratégica para a criação de um centro compartilhado de serviços.
  • Proposição de missões para as áreas centrais da Holding.
Maior rede varejista do país, com mais de 40 mil funcionários

A empresa buscava repensar seu modelo organizacional de RH e a melhor forma de atender seus clientes, mantendo competitividade.

Objetivos e escopo do projeto

  • Revisão de estruturas organizacionais das diversas áreas de RH de negócio e corporativas.
  • Avaliação e modelamento de processos de negócios.
  • Redesenho de modelos organizacionais.
  • Definição de novos papéis e responsabilidades.

Resultados atingidos

  • Novo modelo alinhado ao negócio.
  • Nova estrutura apresentada e aprovada pelo Conselho de Administração.
Empresa líder mundial em seu setor

Implementar a divisão brasileira de Supply Chain e interligá-la ao Supply Chain mundial de forma a melhor integrar as atividades funcionais, bem como capturar economias logísticas.

Objetivos e escopo do projeto

  • Entendimento de como as atividades organizavam-se na cadeia de suprimentos da empresa no Brasil.
  • Identificação de pontos de atrito e potenciais soluções, bem como barreiras e desafios a estas soluções.
  • Discussões com líderes regionais para obtenção de consenso.
  • Desenho de modelo organizacional e plano de implantação.

Resultados atingidos

  • Consenso regional sobre o modelo da área de Supply Chain.
  • Implementação da nova estrutura.
  • Indicação de profissionais para as novas funções.
  • Definição de escopo de trabalho da nova área.
  • Criação de roadmap para crescimento regional da área.
Grande empresa nacional de serviços, com mais de 16 mil funcionários

A empresa demandava uma restruturação de sua organização que lhe permitisse crescer com eficácia.

Objetivos e escopo do projeto

  • Mapear criticamente todos os processos da empresa.
  • Propor implementações organizacionais alinhadas com os objetivos estratégicos definidos pela empresa.
  • Definir papeis e responsabilidades.
  • Propor indicadores de desempenho para todas as funções propostas.

Resultados atingidos

  • Estrutura organizacional otimizada, livre de redundâncias.
  • Funcionários motivados com novas oportunidades e funções.
  • Papéis e responsabilidades definidos permitiram a implementação de mapas de carreira e programas de incentivos.
  • Redução de custos.
Grande empresa nacional na área eletroeletrônica

Empresa necessitava aumentar sua produtividade no chão de fábrica, reduzir seus estoques e aprimorar sua cadeia de fornecimento.

Objetivos e escopo do projeto

  • Aprimorar a produtividade dos métodos e processos sob o ponto de vista global de operações fabris.
  • Identificar gargalos interdepartamentais que afetem a produtividade fabril, em especial o planejamento e suprimentos e propor otimizações.
  • Propor novos indicadores de desempenho para a nova configuração.

Resultados atingidos

  • Recomendações de alterações para aumento de produtividade através de mudanças de processo e lay-out.
  • Alterações de papéis e responsabilidades de modo a evitar zonas cinzentas.
  • Recomendações para otimizações de KPIs (Key Performance Indicators).
Organismo internacional com operações no Brasil

Organismo internacional precisava aumentar sua eficiência consultiva e administrativa para obtenção de melhores resultados junto aos seus clientes.

Objetivos e escopo do projeto

  • Entendimento da forma de atuação da empresa, através de seus macro-processos.
  • Redirecionamento do foco de atuação dos departamentos com otimização do dimensionamento de pessoal.
  • Proposição de melhorias organizacionais e de processos de trabalho.
  • Trazer foco ao trato com clientes.
  • Sugerir indicadores de desempenho para os processos.

Resultados atingidos

  • Otimização de 45% no quadro de pessoal com melhora da percepção do serviço pelo cliente.
  • Elevação de 200% na capacidade consultiva da organização.
  • Aumento do foco nos objetivos institucionais da organização.
Grande fabricante multinacional de equipamentos

Filial brasileira de um grupo mundial com faturamento superior a US$5 bilhões precisava reverter seu resultado financeiro e voltar a ser lucrativa. Neste projeto foi percebida a necessidade de redução de custos de serviços.

Objetivos e escopo do projeto

  • Mapeamento de sua matriz de custos em suas diversas unidades de negócio.
  • Priorização de atividades com maior potencial de otimização.
  • Racionalização de atividades buscando redução de custo com manutenção ou aumento de qualidade no nível de serviço.
  • Negociação direta com fornecedores, implementação e acompanhamento.

Resultados atingidos

  • Economias de 28% de uma carteira de despesas de US$18 milhões anuais.
  • Melhoria ou manutenção da qualidade percebida pelos serviços.
  • Aumento do foco nos objetivos corporativos.
Maior distribuidor brasileiro de informática

Grande distribuidor multimarcas em crescimento rápido no Brasil precisava implementar as ferramentas logísticas para uma distribuição eficiente.

Objetivos e escopo do projeto

  • Concepção completa do sistema logístico desde seus sistemas de informação até a negociação com os diversos fornecedores de equipamentos, serviços, etc.
  • Conceituação e implementação da automação logística através de radiofrequência.
  • Dimensionamento logístico de todas as operações e seu relacionamento com as demais áreas da empresa – comercial, CP, CR, planejamento, etc.
  • Negociação direta com fornecedores logísticos para otimização de custos.

Resultados atingidos

  • Estrutura logística dinâmica que permitiu o crescimento de 10 vezes no faturamento da empresa com baixo acréscimo de pessoal operacional.
  • Flexibilidade para faturar grandes volumes nos finais de mês com eficiência.
Grande fabricante multinacional de equipamentos

Filial brasileira de um grupo mundial com faturamento superior a US$5 bilhões precisava reverter seu resultado financeiro e voltar a ser lucrativa. Neste projeto foi implementada a completa reorganização estrutural dentro das linhas de um turn-around.

Objetivos e escopo do projeto

  • Mapeamento crítico de processos em todas as áreas da empresa.
  • Benchmarking com best practices europeus e americanos de modo a identificar e priorizar oportunidades de melhoria.
  • Racionalização do organograma buscando redução de custos e melhor distribuição de tarefas com empresas do grupo no mundo .
  • Implementação das principais medidas propostas.

Resultados atingidos

  • Redução de custos administrativos e operacionais superior a 20%.
  • Maior arejamento da estrutura organizacional, com redução ou variabilização de custos fixos.
  • Modernização de seus conceitos de gestão, com indicadores de desempenho customizados.
  • Implantação de metodologia de Gerenciamento de Projetos adotada como padrão mundial no grupo.
  • Requacionamento financeiro total da empresa.
Grande fabricante mundial de cosméticos

Empresa passava por um grande processo de terceirização de seu Call Center e precisava redefinir suas funções como gestora do serviço para otimizar o uso de sua estrutura.

Objetivos e escopo do projeto

  • Mapeamento criterioso de todos os processos internos e terceirizados.
  • Priorização dos processos de controle e definição de indicadores de desempenho.
  • Proposição de organograma baseado nos processos e em assessments individuais da equipe, baseados em competências.

Resultados atingidos

  • Aprimoramento da relação de controle do Call Center.
  • Definição de organograma e atribuição dos principais processos.
  • Papeis e responsabilidades definidos, divulgados e integrados junto ao RH.
Empresa de serviços em biotecnologia

Empresa em fase de start-up precisava formatar sua operação sob o ponto de vista de seus processos de negócio.

Objetivos e escopo do projeto

  • Avaliação e proposição de processos otimizados de negócio.
  • Integração junto aos prestadores de serviços terceirizados.

Resultados atingidos

  • Processos de negócio discutidos e acordados entre os stakeholders.
  • Principais indicadores de desempenho sugeridos.
Maior fabricante nacional de impressoras matriciais

Empresa apresentava baixa produtividade em sua Cadeia de Suprimentos – projeto, produção, logística inbound e outbound, etc. – e não era competitiva no mercado.

Objetivos e escopo do projeto

  • Reformulação completa de sua Cadeia de Suprimentos, integrando o Planejamento de Vendas, Produção, Compras, Qualidade, Adm. de Vendas, Logística, etc.
  • Concepção e montagem de novas linhas produtivas e almoxarifados inteligentes.
  • Especificação de um novo ERP, desenvolvido in-house.
  • Implementação de modificações de produto “design-to-process”.

Resultados atingidos

  • Capacidade de produção triplicada com a metade dos funcionários.
  • Implantação de conceitos modernos de gestão, como Garantia da Qualidade, set-up zero, reposição automática de estoques, etc.
  • Variabilização de custos fixos.
  • Integração total entre Engenharia de Desenvolvimento e Produção.
  • Aumento do giro de estoque de 2 para 15 vezes/ano, com economias de US$5 Mi.
  • Redução abrupta de custos do produto, com aumento na competitividade global.
Grande fabricante mundial de cosméticos

Empresa em fase de testes de um novo conceito comercial de ponto de venda precisava analisar o novo modelo e aperfeiçoá-lo de modo a atingir um padrão a ser replicado.

Objetivos e escopo do projeto

  • Mapeamento e aperfeiçoamento de todos os processos do ponto de venda.
  • Proposição de organograma logístico-comercial.

Resultados atingidos

  • Modelo de loja proposto, com considerações logísticas e comerciais.
  • Processos e organograma definidos e divulgados.
  • Principais indicadores de desempenho definidos.